Piano de mesa
Piano de mesa, ou piano quadrado, é um cordofone de tecla em forma de mesa, diferente do piano de cauda ou do piano vertical, do século XIX.
A sua estrutura, embora em forma de mesa, albergava o complexo sistema de cordas, martelos e abafadores, tal como os seus parentes maiores. As teclas, dispostas de forma semelhante, permitiam a execução de melodias e harmonias com a mesma riqueza expressiva. No entanto, devido ao seu formato e ao comprimento das cordas, o piano de mesa geralmente possuía um alcance sonoro e um volume inferiores aos dos pianos verticais e de cauda.
A sua popularidade no século XIX deveu-se à sua adequação a espaços menores e à sua estética que se integrava facilmente nos lares da época. Era um instrumento que permitia desfrutar da música pianística em ambientes domésticos, sem ocupar o espaço considerável de um piano de cauda.
Foi um dos instrumentos domésticos preferidos da burguesia europeia do século XVIII, pelo seu reduzido tamanho, preços acessíveis e sonoridade discreta. Entre os fabricantes deste instrumento destacou-se Muzio Clementi, pedagogo, editor e compositor.