Pakavaj, Índia
Pakavaj é um bimembranofone tradicional do norte da Índia, também conhecido por pakhawaj, mardal, pakuaj, pakhvaj e mardala. É frequentemente comparado à mridanga do sul da Índia devido à sua forma cilíndrica e ao uso de peles tensionadas em ambas as extremidades. No entanto, existem diferenças significativas na sua construção, sonoridade e utilização musical.
O corpo do Pakavaj é tipicamente esculpido numa única peça de madeira, como jacarandá ou sândalo, apresentando uma forma de barril mais alongada do que a mridanga. As peles, geralmente de cabra, são fixadas nas extremidades e tensionadas por um sistema de tiras de couro entrelaçadas ao longo do corpo do instrumento. Pequenos blocos de madeira são inseridos sob estas tiras para ajustar a tensão e, consequentemente, a afinação das peles.
Uma característica distintiva do Pakavaj é a aplicação de uma pasta preta permanente (“syahi”) no centro da pele do lado direito (agudo), semelhante à tabla e à mridanga, que contribui para a clareza e a definição das notas agudas. No lado esquerdo (grave), aplica-se uma pasta temporária feita de farinha de trigo e água (“atta”), que é removida após a sessão musical. Esta pasta ajuda a produzir um som grave e ressonante característico.
O Pakavaj é tradicionalmente tocado horizontalmente, colocado sobre um suporte ou no colo do músico, com ambas as mãos a percutir as peles. Produz um som profundo, melodioso e rico em harmónicos. É o instrumento de percussão padrão no estilo vocal Dhrupad e acompanha também o raro instrumento de corda Been. Embora partilhe semelhanças com a mridanga, o Pakavaj possui uma sonoridade mais grave e um papel específico na música clássica do norte da Índia.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da Índia
- tambores percutidos
- Instrumentos começados por p