Pahu
Pahu é um membranofone de percussão direta com sonoridade grave. Encontra-se na Polinésia: Hawaii, Tahiti, Ilhas Cook, Samoa e Tolekau. É tradicionalmente constituído por um corpo cilíndrico de madeira com pele de tubarão tensionada por cordas e tocado com as palmas e dedos. Considerado instrumento sagrado, foi geralmente conservado no templo e utilizado para acompanhar um repertório de canções sagradas.
O Pahu também é conhecido pelo seu tamanho imponente, geralmente sendo maior que outros tambores polinésios. Além disso, o tambor possui uma decoração elaborada, com entalhes em madeira ou outros materiais, representando símbolos e figuras significativas da cultura polinésia.
O Pahu é considerado um dos instrumentos mais antigos e importantes da Polinésia. A sua origem remonta a tempos ancestrais, sendo utilizado em cerimónias religiosas, rituais e celebrações importantes. Acredita-se que o som profundo e poderoso do tambor seja capaz de invocar forças divinas, conectar os seres humanos ao sobrenatural e transmitir mensagens espirituais.
Atualmente, o Pahu continua sendo visto como um símbolo de identidade cultural e é utilizado em apresentações de dança tradicional polinésia, festivais e eventos culturais. O conhecimento da construção e toque do Pahu é transmitido de geração em geração, garantindo a preservação desse importante património cultural polinésio.
Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida. É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida).
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da Polinésia
- tambores percutidos
- Instrumentos começados por p