Ocisumba
Ocisumba, também grafado otxiumba ou otyihumba, é um instrumento musical de corda dedilhada, classificado como lira, com uma forte ligação à cultura dos pastores Ambó, no sudoeste de Angola. Apresenta uma pequena caixa de ressonância feita de madeira ou de uma cabaça, da qual se elevam braços que suportam as cordas. Estas, tradicionalmente feitas de fibras vegetais ou tendões de animais, são esticadas sobre uma ponte e afinadas para produzir diferentes notas. A execução do Otxiumba envolve o dedilhar das cordas, criando melodias que podem acompanhar cantos, danças ou momentos de lazer. No contexto pastoril dos Ambó, o Otxiumba é historicamente um instrumento fácil de transportar durante as deslocações do gado. A sua música serviria como entretenimento durante longas horas de pastoreio, como forma de comunicação ou expressão de sentimentos.
Fonte: Instrumentos Musicais de Angola. Sua construção e descrição, José Redinha. Coimbra: Instituto de Antropologia, 1984.
Jorge Castro Ribeiro, etnomusicólogo português da Universidade de Aveiro, fez trabalho etnomusicológico na aldeia de Ndamba Yamela – Caimbambo – Angola, em 2024/2025, com Lucas de Campos. Segundo ele, o mestre Paulino Katimba, era o único tocador vivo conhecido deste instrumento angolano da família dos pluriarcos. O etniomusicólogo agradeceu nas redes sociais à família do mestre, nomeadamente os seus filhos Miguel Ndunde, Francisco Raimundo Katimba e Aurélio.
“Os pluriarcos angolanos são variados e historicamente existiam em diferentes províncias. Consoante as línguas nativas da região onde ocorriam, os instrumentos também eram conhecidos por nomes diferentes, ainda que, por vezes, semelhantes. A acrescentar a isso há ainda a questão da grafia (ou transliteração) dos fonemas, dos nomes e das palavras nas línguas locais. Para a língua Umbundo (que se fala na província de Benguela, além do português) a igreja católica adoptou um sistema e as igrejas evangélicas outro… nada simples, até agora… O interessantíssimo livro de José Redinha usa várias grafias para o mesmo nome. Provavelmente porque ele próprio encontrou várias formas de dizer o nome do instrumento e não quis privilegiar nenhum… No caso do instrumento do tocador Paulino Katimba, que nós conhecemos, o nome usado é Ocisumba (foneticamente “otchisumba”, uma vez que na língua Umbundu o “c” tem valor de “tch”).
(Jorge Castro Ribeiro)
A Meloteca pretende ajudar à redescoberta do património musical de Angola, dos instrumentos que ainda existem e são tocados em Angola, dar a conhecer um pouco da sua história e contribuir para a sua revitalização, no caso de terem caído em desuso.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais de Angola
- Instrumentos de corda
- Família das liras africanas