Nguru, Nova Zelândia
Nguru é um pequeno instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Pertence à família das flautas globulares, flautas de embocadura aberta, semelhante à ocarina ou ao xun chinês.
O Nguru pode ser feito de diversos materiais, como dente de baleia, madeira, osso ou cerâmica.
O instrumento possui entre dois e quatro orifícios digitadores, nos quais o tocador coloca os dedos para modificar o som produzido. A embocadura do Nguru é aberta, o que significa que o músico sopra diretamente na extremidade do instrumento para produzir o som.
O Nguru é tocado soprando ar na extremidade do instrumento e utilizando as mãos para cobrir ou descobrir parcialmente os orifícios. Dessa forma, é possível criar diferentes notas musicais e melodias.
Por ser um instrumento tradicional dos Maori, o Nguru possui uma importância cultural significativa. Muitas vezes é usado em cerimónias, festividades e apresentações musicais relacionadas com a cultura Maori.
É um instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta – no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da Nova Zelândia
- Aerofones de aresta
- Flautas globulares
- Instrumentos tradicionais do povo Maori
- Instrumentos começados por n