Mbira, Zimbabwe
Mbira é um instrumento musical único da família dos lamelofones, tradicional do povo Shona do Zimbábue. Instrumento da família dos denominados “piano de polegar”, consiste numa placa de madeira (muitas vezes equipada com um ressonador) com lâminas de metal escalonadas presas. Estas lâminas, ou “teclas”, são tocadas segurando o instrumento nas mãos e dedilhando-as principalmente com os polegares, mas também com o indicador direito e, ocasionalmente, com o indicador esquerdo.
As teclas da mbira variam em comprimento, sendo as mais longas colocadas no centro, determinando o seu tom. Quanto mais curta a lâmina (ou lamela), mais agudo o som, e quanto mais longa, mais grave. As lâminas eram feitas de minério de ferro derretido, mas hoje em dia é comum utilizarem-se materiais reciclados como molas de colchões, raios de bicicleta ou outros objetos de metal.
A mbira é frequentemente colocada dentro de uma cabaça grande para amplificar o som, fixada com uma pequena vara. Adicionalmente, podem ser colocadas contas de metal, tampas de garrafa ou conchas na placa de som para criar um som de zumbido característico que enriquece a sonoridade do instrumento.
A mbira desempenha um papel cultural e espiritual significativo na sociedade Shona, sendo utilizada em cerimónias religiosas, celebrações e como forma de comunicação com os espíritos ancestrais.
O instrumento é um idiofone beliscado que se encontra no índice 12 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. As suas partes vibrantes são colocadas em vibração ao serem beliscadas ou dedilhadas.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Zimbabwe
- Lamelofones dedilhados
- Instrumentos começados por m