Masseve, Moçambique

Masseve, Moçambique

Masseve é um instrumento idiófono (ou idiofone) do tipo chocalho, assim como o gocha. Porém, enquanto este é utilizado nas mãos, o masseve utiliza-se nas pernas. É feito de frutos pequenos, secos e ocos, colocados em várias fiadas e amarrados com cordas às pernas dos dançarinos. Dentro dos frutos são colocadas pedrinhas ou sementes que o dançarino agita ao bater com os pés no chão. Existem também chocalhos de pernas feitos de outros materiais, como, por exemplo, palha de palmeira entrelaçada. Estes chocalhos acompanham o ritmo da dança, auxiliados por outros instrumentos musicais como tambores ou flautas. Podemos encontrar o masseve em quase todo o País, embora este não seja o único termo para designar este instrumento. Assim, em Cabo Delgado, chama-se meve; no Niassa, masseve; na Zambézia é mais conhecido por massagué; em Nampula, por marrazula, maxoxoro e também masseve; em Inhamixme toma o nome de chitchatchatcha ou marongue.

Fonte: Catálogo dos Instrumentos Musicais de Moçambique, República Popular de Moçambique, Ministério da Educação e Cultura 1980.

Na categoria 1 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, o som é produzido primariamente pela vibração do corpo do instrumento ou por alguma de suas partes, mas esta vibração deve-se à própria elasticidade do material, sem tensão adicional nem cordas, membranas ou colunas de ar.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de Moçambique
  • Instrumentos começados por m
Partilhe
Share on facebook
Facebook