Kissir, Etiópia
Kissir (o mesmo que kissar, tanbour ou gytarah barbaryeh, antiga lira núbia, é um cordofone ainda em uso. Além do Egito, Abissínia (Etiópia) e Sudão, o kissir também é usado em outros países do Norte da África, como Líbia, Argélia e Marrocos. O kissir é um tipo de alaúde de cordas pulsadas que possui um corpo em forma de pêra e uma caixa de ressonância coberta por pele de animal. O instrumento é tradicionalmente construído com materiais como madeira, couro e cordas de tripa ou de nylon.
O kissir é tocado com as mãos, geralmente utilizando uma técnica de dedilhado. É um instrumento popular em diferentes estilos musicais africanos, como a música núbia, que mistura influências árabes e africanas.
Tradicionalmente, o kissir era usado para acompanhar danças e festividades em comunidades rurais, mas hoje em dia também é utilizado em contextos musicais mais contemporâneos.
Além disso, existem variações regionais do instrumento, como o tanbour, também chamado de gytarah barbaryeh ou antiga lira núbia. Essas variações podem apresentar diferenças nas dimensões, afinação e forma de tocar.
(Com IA)
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da Etiópia
- Instrumentos de corda dedilhada
- Família das liras
- Instrumentos começados por k