Karanga weka, Nova Zelândia

Karanga weka, Nova Zelândia

O Karanga weka é um instrumento musical aerofone tradicional do povo Maori, nativo da Nova Zelândia. É feito de um bico de pássaro Weka, que é um pássaro nativo da Nova Zelândia, do qual o instrumento recebe o nome. É feito esculpindo-se o bico do pássaro de forma a criar uma câmara de ressonância, onde o som é produzido. O músico sopra no bico do instrumento para criar sons melódicos e harmónicos. O som produzido é semelhante ao som do chamado de pássaros.

O Karanga weka é normalmente tocado em cerimônias tradicionais Maori, como rituais de boas-vindas, funerais e eventos importantes. É considerado um instrumento sagrado e é usado para comunicar com os deuses e espíritos.

Tem um significado simbólico importante para o povo Maori. O Weka é um pássaro conhecido por ser corajoso, curioso e ousado. O uso do bico do Weka no instrumento representa uma conexão com a natureza e os ancestrais Maori.

O Karanga weka desempenha um papel significativo na cultura Maori, transmitindo tradições e história através da música. Hoje em dia, o instrumento é apreciado e valorizado como uma peça importante do património Maori e é usado em apresentações folclóricas e festivais culturais para manter viva a tradição.

(com IA)

É um instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta – no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Nova Zelândia
  • Instrumentos tradicionais do povo Maori
  • Instrumentos começados por k
Karanga weka, Nova Zelândia

Karanga weka, Nova Zelândia

Partilhe
Share on facebook
Facebook