Jeolgo, Coreia do Sul

Jeolgo, bimembranofone de barril, Coreia do Sul

O Jeolgo é um tambor tradicional da Coreia do Sul, também conhecido como janggu ou changu. É um instrumento de percussão muito importante na música tradicional coreana.

O Jeolgo possui um corpo em formato de barril, geralmente feito de madeira, com duas membranas. A membrana superior é menor e é feita de pele de boi ou couro de vaca, enquanto a membrana inferior é maior e é feita de pele de algum animal, como pele de cabra, de veado ou mesmo pele de peixe.

O Jeolgo é tocado com as mãos, utilizando técnicas específicas que produzem uma ampla variedade de sons. O músico normalmente segura o tambor com uma mão e utiliza a outra para tocar nas membranas com os dedos, palmas ou até mesmo com pequenas baquetas. Esses diferentes toques e ritmos produzem uma ampla gama de sons e timbres.

Na música coreana, o Jeolgo desempenha um papel importante na marcação do ritmo. É frequentemente utilizado em conjuntos musicais tradicionais, como orquestras de câmara, grupos folclóricos e musicais de teatro. Também é comum encontrar o Jeolgo a tocar em cerimónias religiosas ou festivais tradicionais.

O som do Jeolgo é rico e complexo, e seu papel na música tradicional coreana é considerado vital para a expressão cultural do país. A sua história remonta a mais de mil anos, sendo um instrumento amplamente apreciado e utilizado até aos dias atuais.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida. 

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Coreia do Sul
  • tambores percutidos
  • tambores em forma de barril
  • Instrumentos começados por j
Jeolgo, bimembranofone de barril, Coreia do Sul

Jeolgo, bimembranofone de barril, Coreia do Sul

Partilhe
Share on facebook
Facebook