Jal-tarang, Índia
“Jal” significa água e “tarang”, ondas. O Jal-tarang é um instrumento musical indiano que consiste em tigelas de cerâmica ou metal preenchidas com diferentes quantidades de água para produzir diferentes tons. O número de tigelas varia, mas geralmente são 15 ou 22. Cada tigela é afinada adicionando ou removendo água.
O músico toca jal-tarang sentado no chão com as pernas cruzadas, segurando baquetas nas mãos para bater nas tigelas e produzir som. A altura do som é determinada pela quantidade de água na tigela, sendo que mais água resulta em um som mais grave e menos água produz um som mais agudo.
O jal-tarang é usado principalmente na música clássica indiana, tanto como instrumento solo quanto em conjunto com outros instrumentos. Também é utilizado em atuações folclóricas e musicais devocionais. É um instrumento antigo que remonta a pelo menos 2.500 anos e ainda é apreciado por sua sonoridade distinta e beleza estética.
(com IA)
Situa-se na categoria 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida). Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da Índia
- Idiofones percutidos
- Instrumentos de percussão de altura definida
- Instrumentos começados por j