Itótele, Cuba

Itótele, Cuba

Itótele é um tambor em forma de cálice, um dos três membranofones do conjunto batá (Cuba). O batá é composto por três tambores diferentes, conhecidos como Iyá, Itótele e Okónkolo. Cada tambor tem sua própria função e características sonoras específicas.

O Itótele é o menor dos três tambores batá, com uma forma em cálice e sons mais agudos em comparação aos outros. Ele é construído a partir de um tronco de madeira esculpido e possui peles de animais esticadas em ambos os lados. Uma corda é utilizada para tensionar a pele e afinar.

Desempenha um papel melódico e rítmico no conjunto de batá. Ele é responsável por executar motivos melódicos complexos e fazer improvisações. Além disso, acompanha os cantos e danças durante os rituais religiosos afro-cubanos.

A técnica de tocar o Itótele envolve o uso das mãos e dos dedos para produzir diferentes timbres e ritmos. Os músicos experientes normalmente possuem um conhecimento profundo da linguagem rítmica e melódica do Itótele, bem como das tradições e rituais associados a ele.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de Cuba
  • Instrumentos da América Central
  • tambores em forma de cálice
  • Instrumentos começados por i
Itótele, Cuba

Itótele, Cuba

Partilhe
Share on facebook
Facebook