Heikeshamisen, Japão

Heikeshamisen, Japão

Heikeshamisen é um cordofone de plectro japonês da família do shamisen, com corpo, braço e número de cordas semelhante (três), maior que o chusaoshamisen. Distingue-se por ser maior em tamanho quando comparado com o chusaoshamisen, uma outra variante desta família de instrumentos. A dimensão aumentada confere-lhe, geralmente, uma sonoridade mais rica e encorpada, com maior volume e ressonância.

Tal como os outros shamisen, o heikeshamisen possui um corpo retangular ou quadrado, coberto por peles de animais, tradicionalmente de gato ou cão, que atuam como membranas vibratórias. As três cordas, geralmente feitas de seda ou nylon, estendem-se ao longo do braço sem trastos, permitindo uma grande flexibilidade tonal e a execução de glissandos característicos da música japonesa. O instrumento é tocado com um plectro grande, conhecido como bachi, que percute as cordas sobre a pele, produzindo um som distintivo e percussivo. Embora não seja tão comum quanto o nagauta shamisen, o heikeshamisen possui o seu próprio espaço em géneros musicais específicos e continua a ser um representante valioso da rica tradição de cordofones japoneses.

Situa-se no índice 31 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais (cordofones simples, compostos de cordas esticadas em um suporte), com caixa de ressonância, neste caso.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Japão
  • Cordofones de plectro
  • Instrumentos começados por h
Heikeshamisen, Japão

Heikeshamisen, Japão