Gojinjo daiko, Japão

Gojinjo daiko, Japão

O Gojinjo daiko é um tambor de guerra japonês tradicionalmente utilizado na região de Noto, na província de Ishikawa. É feito de madeira de castanheiro e pele de boi ou cavalo. Possui formato cilíndrico e é tocado com baquetas chamadas bachi. O tambor em si é bastante pesado, chegando a pesar cerca de 60 kg, e possui um som grave e poderoso.

O Gojinjo daiko tem uma grande importância cultural na cidade de Wajima e na região de Noto. Ele é utilizado em festivais, cerimónias religiosas, eventos históricos e outros eventos importantes.

O instrumento também possui um significado simbólico. Durante a invasão de Noto pelo general Uesugi Kenshin em 1577, os habitantes, que não tinham armas, usaram máscaras ferozes e tocaram tambores de guerra para assustar os invasores. O som intenso dos tambores, combinado com um terramoto, causou a retirada dos soldados inimigos.

Devido à sua importância cultural e histórica, o Gojinjo daiko foi reconhecido como património cultural da cidade de Wajima em 1961 e património imaterial da província de Ishikawa em 1963.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Japão
  • tambores percutidos
  • Instrumentos começados por g
Gojinjo daiko, Japão

Gojinjo daiko, Japão

Partilhe
Share on facebook
Facebook