Ganzá, Brasil

Ganzá, Brasil

Ganzá

Ganzá é um idiofone brasileiro de percussão indireta por agitamento, com as mãos. A sua origem física e morfológica provém do continente africano. O instrumento é segurado horizontalmente, com uma ou as duas mãos (conforme o comprimento do ganzá), e agitado para a frente e para trás; o movimento faz com que o conteúdo interno se mova e provoque o som. É utilizado no samba, axé, pagode, ijexá, candomblé, choro, maracatu, cirandas e cocos.

O instrumento assume pormenores e nomes diferentes em diferentes estados: melê (Bahia), pau-de-semente (Natal RN), xiquexique (Minas Gerais), xeque ou xeque-xeque (Amazônia e Nordeste) e xaque-xaque. Aparece como marcador de ritmo nas congadas, no coco (coco-de-ganzá, principalmente) e em várias outras danças. O ganzá mais popular é um instrumento cilíndrico e oco, que contém grãos, pequenos fragmentos de pedras, sementes, madeira, materiais sintéticos, entre outros. O comprimento é variável, bem como seu volume de preenchimento. O número de cilindros é variável, existindo ganzás industriais com dois ou mesmo três tubos, com corpo de metal.

(Adaptado de Gabriel da Rosa Seixas)

É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida). Na categoria 1 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, o som é produzido primariamente pela vibração do corpo do instrumento ou por alguma de suas partes, mas esta vibração deve-se à própria elasticidade do material, sem tensão adicional nem cordas, membranas ou colunas de ar.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Brasil
  • Idiofones de agitamento

Reciclanda, instrumentos sustentáveis

Reciclanda, música e instrumentos para um planeta sustentável

Reciclanda é um conceito musical inovador que contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e das metas de reciclagem de embalagens, promovendo a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada através da reutilização musical, com sessões, oficinas, formações e exposições. Promove o desenvolvimento global, a inclusão e a reabilitação a partir de eco-instrumentos, do ritmo, do jogo e das literaturas de tradição oral.

 
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