Ganjira, Índia

Ganjira, ou kanjira, Remo, Índia

Ganjira (ou kanjira) é um unimembranofone circular aparentado ao pandeiro muito utilizado na música carnática (clássica) do Sul da Índia, de 18 a 23 cm de diâmetro e 5 a 10 cm de profundidade.

A sua construção consiste tipicamente numa armação circular de madeira, sobre a qual é esticada uma única pele de animal, geralmente de lagarto ou cabra, que constitui a membrana vibratória. Uma característica distintiva do ganjira é a presença de uma ou duas placas de metal inseridas em pequenas aberturas na armação. Estas placas, ao serem agitadas ou percutidas juntamente com a membrana, adicionam um timbre metálico e cintilante ao som do instrumento.

O ganjira é tocado predominantemente com uma mão, enquanto a outra controla a tensão da membrana, permitindo ao músico variar a altura e o timbre do som produzido. É utilizado principalmente como instrumento de percussão de acompanhamento em concertos de música carnática, fornecendo um ritmo complexo e energético que complementa a melodia e outros instrumentos. 

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Índia
  • tambores percutidos
  • Instrumentos começados por g
Ganjira, ou kanjira, Remo, Índia

Ganjira, ou kanjira, Remo, Índia