Gaita de amolador, Portugal

Gaita de amolador, Portugal

Gaita de amolador (apito de amolador, flauta de amolador) é um instrumento de sopro da família das flautas de Pã utilizado tradicionalmente pelos capadores, amola-tesouras e afiadores de facas de Portugal que, tocando, se faziam anunciar aos clientes.

É um pequeno instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. É uma flauta de embocadura aberta.

Pã, deus dos bosques, campos, rebanhos e pastores, era caracterizado como homem com pernas, orelhas e chifres de Bode. Era temido por quem precisava de atravessar as florestas à noite. De acordo com a lenda, um dia andava Pã a perseguir a ninfa Siringe – uma das hamadríades – que repelia os seus avanços e rejeitava amar um homem tão parecido com uma cabra. Ela correu para o rio. Incapaz de atravessar e presa no leito pediu às ninfas do rio para alterar a sua forma. Respondendo às suas orações as ninfas transformaram-na em canas. De coração partido, Pã reuniu as canas e inventou o instrumento musical a que chamou siringe.

Em lojas de brincados existem ainda hoje gaitas de amolador, de plástico, que reproduzem o instrumento usado pelos amoladores ambulantes.

A gaita de amolador é um instrumento de sopro do grupo 422 (no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais), um aerofone de palheta em que o músico sopra colocando a palheta em vibração.

ETIQUETAS

  • Instrumentos tradicionais de Portugal
  • Instrumentos de sopro de aresta
  • Flautas de Pã
  • Instrumentos começados por g

Gaita de amolador, Portugal

Gaita de amolador, Portugal

Reciclanda, instrumentos sustentáveis

Reciclanda, música e instrumentos para um planeta sustentável

Reciclanda é um conceito musical inovador que contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e das metas de reciclagem de embalagens, promovendo a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada através da reutilização musical, com sessões, oficinas, formações e exposições. Promove o desenvolvimento global, a inclusão e a reabilitação a partir de eco-instrumentos, do ritmo, do jogo e das literaturas de tradição oral.

Partilhe
Share on facebook
Facebook