Flauta hiperbaixo

Hyperbass flute, a maior flauta do mundo

Flauta hiperbaixo é a maior e mais grave de todas as flautas do mundo, feita de plástico.

A flauta hiperbaixo representa o máximo da exploração das sonoridades graves na família das flautas, superando até mesmo a já imponente flauta subcontrabaixo. Construída em plástico, um material surpreendente para um instrumento de tal magnitude, ela detém o título de maior e mais grave flauta do mundo. Um tubo ainda mais extenso que os 5,5 metros da subcontrabaixo é capaz de produzir notas que quase se fundem com o silêncio.

A escolha do plástico como material de construção levanta questões sobre a ressonância e a qualidade tonal, mas provavelmente está ligada à necessidade de leveza e viabilidade na construção de um instrumento tão grande. Tocar a flauta hiperbaixo é um desafio ainda maior que suas predecessoras, exigindo não apenas um fôlego colossal, mas também sistemas de chaves e mecanismos ainda mais elaborados para serem alcançados pelos dedos do músico. 

É um instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta – no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais.

ETIQUETAS

  • Instrumentos de sopro de aresta
  • Flauta de embocadura aberta
  • Família das flautas
Hyperbass flute, a maior flauta do mundo

Hyperbass flute, a maior flauta do mundo