Esquila, Portugal
A esquila é em Trás-os-Montes e no Alentejo um chocalho de pequenas dimensões (idiofone de percussão), destinado a ovelhas e cabras, enquando os chocalhos, com formato diferente e tamanho maior são destinados a animais de corpatura maior como vacas e cavalos.
José Varzeano, de Alcoutim (Algarve, que confina com o Alentejo) apresenta a seguinte definição:
“A configuração da esquila assemelha-se mais a um sino do que a um chocalho, pois a “boca” é mais larga que a parte restante, enquanto no chocalho, é de uma maneira geral igual ou mais estreita. A liga do material de que é feito também é diferente da utilizada nos chocalhos. As esquilas que são, de uma maneira geral, de pequenas dimensões, utilizam-se em animais de menor corporatura como o gado caprino ou ovino e nos guias. O seu toque característico identifica o local onde se encontram. Enquanto nos chocalhos os badalos constituem normalmente peças de madeira (azinho), aqui são redondos e do mesmo metal.”
Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. É um idiofone percutido de altura indefinida. Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida.
ETIQUETAS
- Instrumentos tradicionais de Portugal
- Idiofones de percussão
- Instrumentos começados por e
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança, o bem estar dos seniores e a capacitação de profissionais.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759