Damaru, Tibete

O damaru (ou damru) é um instrumento musical tradicionalmente associado à figura de Shiva, uma das principais divindades do Hinduísmo. É também utilizado no budismo tibetano. Possui uma forma única, assemelhando-se a uma pequena ampulheta. É composto por duas pequenas câmaras em forma de cone ou tambor, conectadas por um cabo. Cada uma dessas câmaras tem uma membrana esticada em sua extremidade, criando assim dois lados diferentes de batida.

O instrumento é feito de diferentes materiais, como madeira, metal e couro de animais. É geralmente decorado com símbolos e motivos religiosos, como o símbolo de Om e figuras divinas.

É tocado girando rapidamente o instrumento pela alça, fazendo com que as membranas se choquem repetidamente, produzindo sons rítmicos. O movimento giratório e a colisão das membranas criam um som característico, semelhante ao de um tambor. Acredita-se que esses sons tenham poder espiritual e capacidade de alterar estados de consciência.

Na tradição hindu, o som produzido pelo damaru simboliza a criação do universo, com o som inicial sendo o som primordial. Também é associado à energia feminina e à dança de Shiva. No budismo tibetano, o damaru é usado durante rituais religiosos, meditação e práticas de cura.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.

ETIQUETAS

  • Família dos tamboretes de guitas
  • tambores em forma de ampulheta
  • Instrumentos de percussão altura indefinida
  • Instrumentos começados por d
Damaru, Tibete

Damaru, Tibete, The Metropolitan Museum of Art

Partilhe
Share on facebook
Facebook