Cununo, Equador
O Cununo, também grafado cununú, é um membranofone tradicional do Equador, caracterizado pelo seu formato cónico. Instrumento de percussão com uma só membrana, de pele de animal esticada sobre a extremidade mais larga do corpo cónico, é tipicamente construído em madeira.
Apresenta duas versões distintas: o Cununo macho, que é o maior dos dois, e o Cununo fêmea, de dimensões menores. Estes dois instrumentos são frequentemente tocados em conjunto, complementando-se ritmicamente e contribuindo para a rica textura sonora da música tradicional equatoriana. O Cununo macho tende a produzir sons mais graves e profundos, enquanto o Cununo fêmea oferece timbres mais agudos e incisivos.
A técnica de execução envolve a percussão direta da membrana com as mãos, explorando diferentes partes da mão e variando a intensidade dos golpes para produzir uma ampla gama de ritmos e nuances sonoras.
Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Equador
- tambores em forma de vaso
- Instrumentos começados por c