Cavaquinho, Portugal

Cavaquinho, Portugal

Cavaquinho é um pequeno instrumento de corda dedilhada, de 4 cordas, tradicional do Minho e de Portugal. O tampo é feito em tília maciça, o braço em choupo e a escala em panga panga, entre outras madeiras. O instrumento foi levado pelos portugueses para o Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Madeira e Hawaii e deu origem a cordofones como o braguinha, machete e ukulele.

Júlio Pereira é o músico que mais tem contribuído para divulgar o Cavaquinho como um instrumento versátil.

A 20 de outubro de 2022, a Lusa noticiou:

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu os “saberes e práticas tradicionais de construção do Cavaquinho” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Em comunicado, a DGPC anunciou no dia 20 de outubro que a inscrição foi confirmada por despacho da subdirectora-geral do Património Cultural, a ser publicado em Diário da República.

“A DGPC reconhece desta forma que a construção do Cavaquinho está activa e é fundamental na reprodução de uma memória e de uma identidade regional e colectiva, que de forma dinâmica preserva a herança da música e dos instrumentos tradicionais portugueses”, pode ler-se no comunicado do organismo tutelado pelo Ministério da Cultura.

O pedido de registo foi submetido pela Associação Cultural e Museu Cavaquinho, na sequência de um protocolo com a DGPC, de 2014, “que previa o desenvolvimento de um procjeto de investigação com vista ao registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.

As duas entidades desenvolveram, entre 2014 e 2016, uma investigação, em articulação com os próprios construtores, tendo concluído que “os saberes e práticas tradicionais de construção do Cavaquinho configuram uma actividade de carácter artesanal que se desenvolve em Portugal em ligação com as práticas musicais de matriz igualmente tradicional”.

“A produção deste instrumento musical conheceu novos ímpetos desde as últimas décadas, quer em virtude da sua utilização em novos géneros musicais, quer da ampliação dos seus mercados para além do nacional”, acrescentou a DGPC.

A documentação que caracteriza este “saber fazer”, que requer “grande conhecimento dos materiais e das técnicas tradicionais, transmitido intergeracionalmente”, pode ser consultado na plataforma MatrizPCI da DGPC.

Cavaquinho – O Tríptico Vanitas III, de Paula Rego

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas.

Cavaquinho português “Valente”

Cavaquinho português "Valente"

Cavaquinho português “Valente”

Cavaquinho português Valente, gama Intermédia em nogueira europeia, baseado num Cavaquinho António Duarte Suc.or, circa 1936.
Tampo: Abeto Engelmann
Fundo e ilhargas: Nogueira europeia
Escala e cavalete: Ébano
Braço: Mogno
Sanefas: Ébano e Ácer
Roseta: Boca de raia com fios de Sicómoro
Forra: Nogueira europeia
Marcações e pestana: Osso de vaca
Carrilhões: Graphtech
Acabamento: Nitro

ETIQUETAS

  • Instrumentos tradicionais de Portugal
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Cordofones portugueses
  • Família dos alaúdes
  • Instrumentos começados por c
Partilhe
Share on facebook
Facebook