Cacoxe de Malanje
Cacoxe de Malanje é um cordofone tradicional de Angola, particularmente associado à região de Malanje. Assemelha-se ao violino na sua função e, em algumas áreas, é conhecido por denominações como kakoxi, cacotia, cambanza ou calialia, evidenciando a sua disseminação e variações regionais dentro do país.
Embora seja comparado ao violino, o Cacoxe de Malanje possui características construtivas e uma história distintas. Geralmente, apresenta um corpo ressonador feito de madeira, com um braço sobre o qual são esticadas as cordas. O número de cordas pode variar, mas tradicionalmente possui três. A produção do som ocorre através da fricção das cordas com um arco, similar à técnica utilizada no violino.
A sua importância cultural reside na sua integração em diversas manifestações musicais tradicionais angolanas. O Cacoxe de Malanje pode ser utilizado para acompanhamento de melodias, acompanhamento de cantos e danças, desempenhando um papel crucial na preservação e transmissão do património musical da região. A sua existência e as diferentes designações regionais sublinham a riqueza e a diversidade dos instrumentos musicais em Angola, refletindo as influências culturais e a adaptação local de instrumentos ao longo do tempo.
Fonte: Instrumentos Musicais de Angola. Sua construção e descrição, José Redinha. Coimbra: Instituto de Antropologia, 1984.
A Meloteca pretende ajudar à redescoberta do património musical de Angola, dos instrumentos que ainda existem e são tocados em Angola, dar a conhecer um pouco da sua história e contribuir para a sua revitalização, no caso de terem caído em desuso.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais de Angola
- Instrumentos de corda friccionada