Cacharaina

Cacharaina, queixada ou maxilar

Cacharaina, também conhecida por quijada e feita a partir do maxilar inferior de burros, cavalos ou vacas, é um idiofone tradicional hispano-americano com diversas denominações regionais, como charrasca, charaina ou kahuaha. Este instrumento peculiar utiliza a mandíbula seca do animal, cujos dentes soltos ou parcialmente soltos são a fonte do seu som característico.

A sonoridade da cacharaina é produzida principalmente de duas formas: raspando os dedos ou uma baqueta ao longo dos dentes, gerando um efeito de chocalho rítmico, ou percutindo a mandíbula, o que faz vibrar os dentes soltos, produzindo um som de clique semelhante a castanholas. Esta versatilidade sonora permite a sua integração em diversos estilos musicais da América Latina.

É importante notar que, para além das tradicionais cacharainas feitas de ossos, existem também versões construídas em madeira, que procuram replicar o efeito sonoro do instrumento original. 

Situa-se no índice 13. do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Nestes idiofones, o som produz-se por  raspagem.

ETIQUETAS

  • Idiofones de raspagem
  • Instrumentos tradicionais da América Latina
  • Instrumentos começados por c
Cacharaina, queixada ou maxilar

Cacharaina, queixada ou maxilar