Berimbau, Brasil

Berimbau, Brasil

Berimbau é um instrumento musical tradicionalmente utilizado na capoeira, uma arte marcial brasileira que combina dança, música e acrobacias. É composto por uma vara de madeira chamada baqueta, um arco feito de uma vara flexível de madeira ou metal e uma corda tensa de arame. O arame é prendido nas extremidades do arco e é apoiado em uma cabaça oca que serve como caixa de ressonância.

O berimbau é tocado segurando-se uma das extremidades do arco com uma das mãos, enquanto a outra mão segura a baqueta. Ao percutir a corda com a baqueta, é possível variar a altura do som produzido, pressionando-se a corda com o dedo da mão que segura o arco.

Além da capoeira, o berimbau também é usado em outras manifestações culturais brasileiras, como festas populares e músicas folclóricas. Existem diferentes tipos de berimbau, com tamanhos e afinações diferentes, cada um com seu próprio nome e função na capoeira. Os principais são o gunga, o médio e o Viola, que têm diferentes funções melódicas na roda de capoeira.

O berimbau desempenha um papel importante na capoeira, sendo responsável por marcar o ritmo dos movimentos e trazer energia para a prática da arte. Além disso, durante a roda de capoeira, os tocadores de berimbau cantam e improvisam versos que narram os acontecimentos e interagem com os jogadores de capoeira.

(com IA)

Situa-se no índice 31 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais (cordofones simples, compostos de cordas esticadas em um suporte). Estes instrumentos podem ter caixa de ressonância ou não: a sua falta não impede a execução do instrumento.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Brasil
  • Arcos musicais
  • Instrumentos começados por b

 
Partilhe
Share on facebook
Facebook