Bandolim, Portugal
Bandolim é a designação portuguesa de um cordofone dedilhado de 4 cordas duplas de metal de origem napolitana e muito usado na Itália e com tradições próprias em Milão, Génova e Sicília.
Algo semelhante à guitarra no braço, cravelhas e trastos, o Bandolim é tocado com um plectro que belisca as cordas. O Bandolim é usado em Portugal e no Brasil.
A sua particularidade reside nas suas quatro cordas duplas de metal, afinadas em uníssono, que produzem um som brilhante e cheio de projeção quando beliscadas com um plectro (ou palheta). Esta técnica de execução confere ao Bandolim uma agilidade notável, ideal para melodias rápidas e ornamentadas, bem como para o acompanhamento rítmico.
Em Portugal, o Bandolim encontrou um lar acolhedor, integrando-se em grupos de folclore e em serenatas, onde a sua sonoridade límpida e alegre se destaca.
No Brasil, o instrumento também floresceu, marcando presença em estilos como o choro e a seresta, adicionando um toque melancólico e virtuoso às melodias. Seja nas serenatas italianas, nos grupos folclóricos portugueses ou nas rodas de choro brasileiras, o Bandolim encanta com a sua voz expressiva.
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais de Portugal
- Instrumentos de corda dedilhada
- Instrumentos começados por b