Baixo elétrico
Baixo elétrico, ou simplesmente baixo, é o membro de sonoridade mais grave da família das guitarras elétricas. Tem um comprimento maior de braço e escala, e é dotado de quatro a seis cordas.
A sua função primordial é fornecer a base rítmica e harmónica para a música, ancorando as melodias e definindo a progressão dos acordes. Através de técnicas como o dedilhado, a percussão das cordas com o polegar e o palhetado, o baixista cria linhas de baixo pulsantes e expressivas que interagem com a bateria para formar o alicerce rítmico da canção.
Popularizado em diversos géneros musicais a partir do século XX, como o rock, o pop, o jazz, o funk e muitos outros, o baixo elétrico provou ser um instrumento incrivelmente versátil. As suas possibilidades sonoras são vastas, desde um som grave e aveludado até um timbre percussivo e incisivo. Essencial em qualquer banda moderna, o baixo elétrico é a espinha dorsal sonora que muitas vezes passa despercebida, mas sem a qual a música perderia a sua profundidade e o seu groove contagiante.