Arciliuto, Itália

Arciliuto, Itália

Arciliuto, em Italiano; archilaúd, em Espanhol; erzlaute, em Alemão; archlute, em Inglês – é um cordofone desenvolvido por volta de 1600 em Itália. É um instrumento musical de cordas pertencente à família do alaúde.

O arciliuto possui um corpo alongado, uma caixa de ressonância em forma de gota e uma longa haste. Geralmente tem de 14 a 21 cordas, organizadas em pares. As cordas são feitas de tripa de animais ou de materiais mais modernos, como nylon. As cordas são afinadas em várias configurações, dependendo da música que está sendo tocada.

Ao contrário do alaúde, o arciliuto possui um braço oco, o que permite que as cordas sejam tocadas com maior facilidade. O instrumentista pode usar dedais ou plectros para tocar as cordas.

O arciliuto era amplamente utilizado na música renascentista e barroca, tanto em atuações a solo como em conjunto com outros instrumentos. A sua rica sonoridade e ampla variedade de alcance tornavam-no um instrumento versátil e expressivo.

No entanto, com o passar do tempo, o arciliuto foi gradualmente substituído por instrumentos como a guitarra, e atualmente é considerado um instrumento pouco comum. No entanto, alguns músicos e grupos de música antiga continuam a usar o arciliuto, mantendo viva a tradição desse belo instrumento.

(com IA)

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de Itália
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Família das alaúdes
  • Instrumentos musicais da Renascença
  • Instrumentos começados por a
Arciliuto, Itália

Arciliuto, Itália

Partilhe
Share on facebook
Facebook