Almofariz, Portugal
O almofariz, ou pilão, é uma ferramenta de cozinha que serve para triturar especiarias e ervas, libertando aromas e sabores, utilizada também como instrumento de percussão. Um recipiente robusto, geralmente feito de pedra, madeira ou metal, é percutido por um pilão, uma espécie de bastão com uma extremidade arredondada. Nas mãos de um músico, o almofariz transforma-se num idiofone percussivo.
A sonoridade do almofariz como instrumento musical nasce do ato de golpear o pilão contra as paredes e o fundo do recipiente. O som produzido varia consoante o material de ambos, o tamanho e a forma. Pode ser um clique seco e agudo, um som mais grave e oco, ou até mesmo um raspado rítmico ao friccionar o pilão contra a superfície áspera do almofariz.
Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida). Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida.
ETIQUETAS
- Instrumentos tradicionais de Portugal
- Idiofones percutidos
- Instrumentos musicais começados por a
Reciclanda é um conceito musical inovador que contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e das metas de reciclagem de embalagens, promovendo a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada através da reutilização musical, com sessões, oficinas, formações e exposições. Promove o desenvolvimento global, a inclusão e a reabilitação a partir de eco-instrumentos, do ritmo, do jogo e das literaturas de tradição oral.