Accordion

Accordion (em inglês),  acordeão em português, termo derivado do alemão “accordium”, é um aerofone de palheta livre que se distingue pela presença de um fole e de um sistema de teclas ou botões. Criado no século XIX através da colaboração de diversos fabricantes na França, Alemanha (onde a marca “Hohner” se destacou) e Itália, o acordeão rapidamente se popularizou em todo o mundo devido à sua versatilidade e capacidade de produzir melodias e harmonias complexas.

O funcionamento do acordeão baseia-se na ação do fole, que é expandido e contraído pelos movimentos dos braços do acordeonista. Este movimento força o ar a passar através de palhetas de metal, localizadas dentro do instrumento, fazendo-as vibrar e produzir som. A direção do movimento do fole (abertura ou fecho) pode, em alguns tipos de acordeão, influenciar o timbre ou até mesmo a nota produzida.

Existem dois tipos principais de acordeão: o diatónico e o cromático. O acordeão cromático, mencionado na descrição, apresenta um teclado no lado direito, que pode ser composto por teclas (semelhante a um piano) ou botões dispostos em várias filas. Este teclado permite ao músico tocar todas as notas da escala cromática. No lado esquerdo, encontram-se os botões de “baixos”, que produzem notas de baixo fundamentais e acordes predefinidos, facilitando o acompanhamento harmónico.

A notação musical para acordeão utiliza as claves de sol (para a mão direita, responsável pela melodia) e de fá (para a mão esquerda, responsável pelos baixos e acordes). A combinação da ação coordenada das mãos e dos braços do acordeonista permite a execução de uma vasta gama de estilos musicais, desde a música folclórica até ao jazz e à música clássica, tornando o acordeão um instrumento incrivelmente expressivo e multifacetado.

Accordion

Accordion